Fonte: Olhar Digital
Assim como qualquer tecnologia, hardwares estão em constante evolução. Aperfeiçoamentos e transformações fazem parte da busca do melhor desempenho, e como os HDs não são diferentes, a parte mecânica está sendo substituída por circuitos, que são mais rápidos e eficientes na hora de guardar seus dados. Confira as vantagens do SSD:
Estamos muito acostumados com os discos rígidos (HD), que, como a maioria já sabe, servem para armazenar todos os programas e dados que o seu computador utiliza, mas, hoje em dia, um novo componente vem ocupando o espaço que os HDs possuem. Por ser mais eficiente, mais leve e pequeno, o SSD é, sem dúvida, a melhor opção, exceto pelo preço.
A diferença visível entre os dois hardwares está no tamanho. O SSD chega a ser quase 4 vezes menor. Já a diferença física está na parte mecânica do HD. Enquanto o SSD é constituído por circuitos parecidos com os de pendrive e memória Flash, os HDs possuem uma estrutura robusta e mecânica que se aquece mais fácil e possui maior fragilidade.
A velocidade também é notável, o SSD realiza o trabalho em menor tempo, com temperatura mais estável e menor consumo de eletricidade.
Os dois problemas que podemos encontrar no momento, mas em pouco tempo ficarão no passado, é o preço elevadíssimo do SSD e pouco armazenamento. Cerca de 120 GB custa em torno de 300 reais.
Bom, levando em conta todas as vantagens de um SSD, podemos afirmar que o seu uso será de grande satisfação para o consumidor, pois não se perde tempo no carregamento/armazenamento de dados e programas.
A nossa dica é esperar mais um tempo para que novos modelos saiam com melhor custo/beneficio no mercado. Caso queira realmente investir nesta tecnologia, o recomendado seria instalar apenas o sistema operacional, enquanto que os jogos e programas ficariam instalados no HD, desse modo, seu computador teria duas unidades sem perder os benefícios do SSD.